Tokyo Ghoul

0 comentários
   Tokyo Ghoul (東京喰種トーキョーグール, Tōkyō Gūru) é o título de uma série de mangáescrito e ilustrado por Sui Ishida. O primeiro capítulo do mangá foi lançado em 8 de setembro de 2011 na revista semanal Young Jump e o último em 18 de setembro de 2014. Os capítulos individuais foram compilados em um total de 14 volumes tankōbon e publicados pela editora Shueisha, tendo o último volume lançado em 17 de outubro de 2014. A série sequência nomeada como Tokyo Ghoul: re (東京喰種: reトーキョーグール: re, Tōkyō Gūru: re) começou a ser serializada em outubro de 2014 pela mesma revista com os volumes publicados pela mesma editora. Em Tokyo, criaturas conhecidas como “Ghouls” vivem entre os humanos e os devoram para sobreviver. Alheio a eles, o jovem universitário Ken Kaneki leva uma vida pacata entre livros, até que um trágico encontro o coloca diante desses seres e o obriga a lutar por sua humanidade.
   Uma adaptação do mangá em uma série de televisão em animeproduzido pelo Studio Pierrot, teve um total de 12 episódios e foi transmitido pela Tokyo MX em 4 de julho até 19 de setembro de 2014. A segunda temporada teve também 12 episódios e foi nomeada de Tokyo Ghoul √A, que segue uma história original, começou a ser exibida no dia 8 de janeiro de 2015, e concluiu-se em 26 de maio de 2015.
   Um filme em live-action baseado no mangá foi anunciado, e será lançado no verão japonês em 2017.

Enredo

   A história de Tokyo Ghoul gira em torno de Ken Kaneki, um estudante que mal sobrevive a um encontro mortal com Rize Kamishiro, uma mulher que se revela um Ghoul; ghouls são criaturas semelhantes a humanos que caçam e devoram carne humana (A palavra "ghoul" em alguns países significa "demônio" e podemos traduzi-la para o português como "carniçal"). Kaneki é levado para o hospital em estado critico. Depois de recuperado, ele descobre que, de alguma forma, foi submetido a uma cirurgia que o transformou em meio-ghoul, e que, assim como eles, deverá consumir carne humana para poder sobreviver e viver com saúde. Sem ninguém pra recorrer, ele é levado pelo gerente de uma cafeteria chamada "Anteiku", onde lhe ensinam a viver como meio-humano e meio-ghoul e a interagir com a sociedade Ghoul e as suas facções, enquanto se esforça para manter sua identidade secreta para humanos.

Mangá

  Tokyo Ghoul começou como uma série de mangá, escrita e desenhada por Sui Ishida. Ele começou a produção em 2011, na edição 41 da Young Jump , publicada pela Shueisha em 8 de setembro de 2011, e o capítulo final apareceu na edição 42 de 2014, lançado em 18 de setembro de 2014.O mangá possui 14 volumes independentes, publicados por Young Jump Comics, cunho da Shueisha, entre 17 de fevereiro de 2012 e 17 de outubro de 2014. O mangá foi licenciado para o inglês pela Viz Media e está definido para ser lançado em 16 de junho de 2015.
   Em agosto de 2013, um mangá prequel nomeada Tokyo Ghoul: Jack foi lançado em mangá digital pela revista Jump Live. A história contém 7 capítulos e se concentra em Arima Kishou e Taishi Fura 10 anos antes dos acontecimentos de Tokyo Ghoul. O mangá apresenta vários personagens da série principal, incluindo é claro Arima Kishou, Taishi Fura e futuros personagens principais como Itsuki Marude e Yakumo "Yamori" Oomori.
   Em 17 de outubro de 2014 um livro cheio de ilustrações conhecidas como Tokyo Ghoul Zakki foi lançado junto com o volume 14 e final da mangá. Zakki inclui todas as imagens promocionais, capa dos volumes e inéditos conceitos de arte com comentários do criador Sui Ishida.
   No Brasil, o mangá é licenciado e publicado pela editora Panini desde julho de 2015. Em Portugal, o mangá é licenciado e publicado pela editora Devir Manga desde maio de 2016.

Tokyo Ghoul 

   A sequência nomeada Tokyo Ghoul: re começou a ser serializado em 16 de outubro de 2014, na 46ª edição da Young Jump. A história se passa 2 anos após o fim da série original, Tokyo Ghoul, e introduz um novo conjunto de personagens e continuação ao enredo.

Light novels

   Três light novels foram lançados até agora, todos escritos por Shin Towada e a ilustração das capas são feitas pelo criador da série Sui Ishida.
Em 19 de junho de 2013, foi lançado o primeiro, nomeado Tokyo Ghoul: Hibi (東京喰種トーキョーグール[日々] , Tōkyō Gūru[Hibi]), as ilustrações foram feitas pelo criador da série Sui Ishida e escrito por Shin Towada e serve como spin-offsque mostram sobre o cotidiano dos personagens da série Tokyo Ghoul.
   O segundo, Tokyo Ghoul: Kuhaku (東京喰種トーキョーグール[空白] , Tōkyō Gūru[Kūhaku]) foi lançado em 19 de junho de 2014, preenche uma lacuna de tempo seis meses entre o volume 8 e 9.
   O terceiro, Tokyo Ghoul: Sekijitsu   ( 東京喰種トーキョーグール[昔日], Tōkyō Gūru[Sekijitsu]) foi lançado em 19 de dezembro de 2014. Sekijitsu acontece antes dos eventos da série principal e concentra-se em mostrar uma história adicional de certos personagens de Tokyo Ghoul, incluindo Touka, Ayato Kirishima e o protagonista Ken Kaneki.
Um artbook nomeado Tokyo Ghoul: zakki   (東京喰種トーキョーグール[zakki] , Tōkyō Gūru[zakki]) foi lançado no Japão em 17 de outubro de 2014.

Anime

   Uma adaptação do mangá em série de televisão em anime de 12 episódios feita pelo Studio Pierrot foi ao ar na Tokyo MX entre 4 de julho e 19 de setembro de 2014. Ele também foi ao ar na TVA , TVQ ,TVO , AT-X e Dlife. A música tema de abertura é "Unravel" por TK de Ling tosite Sigure, e a música tema de encerramento se chama "Santos" (聖者た ,Seijatachi), realizado por People in the Box. Os doze episódios foram comercializados em quatro volumes de DVD e Blu-rayentre setembro e dezembro de 2014.
   Uma segunda temporada foi anunciada na 46ª edição da revista Young Jump. Ela segue uma história original com a supervisão de Sui Ishida. Nomeada Tokyo Ghoul A, a segunda temporada estreou no Japão em 8 de janeiro de 2015 e terminou em 26 de março do mesmo ano. A música tema de abertura se chama "Incompetência" (無能, Munou) por österreich, enquanto a música tema de encerramento é "As Estações Morrem, Uma Após a Outra" (季節 は 次 々 死 ん で い く , Kisetsu wa Tsugitsugi Shindeiku) por amazarashi.
Uma continuação para o anime, sendo esta uma adaptação do mangá Tokyo Ghoul: re foi anunciada no início de outubro de 2017, mas ainda sem data para lançamento.

OVAs

   Um episódio OVA que adapta a prequela do mangá, Tokyo Ghoul: Jack, foi exibido entre os dias 5 há 18 de setembro de 2015 nos cinemas japoneses antes de sua estreia na televisão no dia 30 do mesmo mês.
Um segundo episódio OVA, Tokyo Ghoul: Pinto, foi lançado em 25 de dezembro de 2015. Ele adapta a terceira história de uma light novel nomeada Tokyo Ghoul: Hibi.

Jogos eletrônicos

   Um jogo eletrônico nomeado Tokyo Ghoul: Carnaval produzido pela Bandai Namco Games foi lançado no Japão para smartphones Android em 6 de fevereiro de 2015,e em 9 de fevereiro para iOS. O jogador pode formar sua equipe a partir de um número de Ghouls e de Investigadores e explorar um mapa 3D. Outro jogo eletrônico nomeado Tokyo Ghoul: Jail para o console PlayStation Vita foi lançado em 1 de outubro de 2015. Ele introduziu um novo protagonista com o nome de Rio, que interagi com os personagens do mangá/anime. O jogo foi desenvolvido pela Namco Bandai Games e é classificado como uma aventura de RPG, onde os jogadores serão capazes de explorar os 23 distritos de Tokyo.

Filme em live-action

   Um filme live-action baseado no mangá foi anunciado, e será lançado no verão japonês em 2017. Kentarō Hagiwara será o diretor do filme. O elenco inclui Masataka Kubota que irá interpretar o protagonista Ken Kaneki, e Fumika Shimizu que irá interpretar a personagem Touka Kirishima.
No ano de 2013, Tokyo Ghoul ficou na 27ª posição no top da Oricon dos mangás mais vendidos no Japão, com 1.666.348 de cópias vendidas. Em julho de 2014, a tiragem inicial da série no Japão atingiu a marca de 3,6 milhões de cópias. Tokyo Ghoul foi a quarta série de mangá mais vendida no Japão em 2014, com 6.946.203 de cópias vendidas. A série original vendeu ao todo um total de mais de 12 milhões de cópias. Enquanto a série sequela, Tokyo Ghoul :re vendeu 3,7 milhões de cópias no Japão durante o seu ano de estreia em 2015. Em junho de 2016, ambas as séries somavam mais de 18 milhões de cópias em circulação.
   O mangá foi selecionado ao 38º Prêmio de Mangá Kōdansha em 2014.
Em 2015, na premiação da revista francesa Anime & Manga Grand Prix a série recebeu o prêmio de melhor animação, melhor música tema (unravel) e o melhor anime do gênero seinen do ano de 2014.


0 comentários: