Shingeki no Kyojin

0 comentários

   Shingeki no Kyojin (進撃の巨人 lit. "Ataque dos Gigantes"), também conhecido como Attack on Titan e Ataque dos Titãs no Brasil, é uma série de mangá shonen escrita e ilustrada por Hajime Isayama. O mangá foi publicado pela primeira vez em setembro de 2009 na revista mensal Bessatsu Shōnen Magazine, desde então, os capítulos são compilados e lançados pela editora Kodansha. No Brasil, o mangá é licenciado e publicado pela editora Panini Comics desde novembro de 2013.
   A história gira em torno do personagem Eren Yeager em um mundo onde a humanidade vive rodeada por enormes muralhas para se proteger de criaturas gigantescas, os Titãs. A história narra a luta da humanidade para recuperar seu território, e esclarecer os mistérios ligados ao aparecimento dos Titãs.
   Uma adaptação do mangá em uma série de televisão de animação dirigido por Tetsuro Araki e produzido pelo Wit Studio em colaboração com o estúdio Production I.G, foi exibida no Japão pela emissora Mainichi Broadcasting System (MBS) entre abril e setembro de 2013, e a segunda temporada do anime foi confirmada e, atualmente, está sendo transmitida no Japão. Foram lançados também cinco episódios OVAs em DVD com edições limitadas do mangá, dois filmes de anime que compilam os episódios da primeira temporada do anime, dois filmes de live-actionbaseados no mangá, vários jogos eletrônicos e séries spin-offs de light novels e mangás.
   A série é um sucesso comercial em todo o mundo. A partir de abril de 2017, o mangá já somava 66 milhões de cópias vendidas. A adaptação do anime permitiu uma ampla divulgação da série no exterior, tendo recebido aclamação da crítica pela sua atmosfera e para o seu desenvolvimento de enredo, ganhando inúmeros prêmios prestigiados, embora o tema da série tenha gerado controvérsia nos países asiáticos vizinhos.

Enredo


   Os seres humanos se depararam com a repentina aparição dos Titãs no distrito de Shiganshina após mais de um século de paz. Eren Yeager e sua irmã adotiva, Mikasa Ackerman, e seu amigo de infância, Armin Arlert, testemunham o aparecimento de uma Titã de 60 metros, o Titã Colossal, e outro menor, o Titã Blindado, que abrem uma brecha na muralha Maria. Os Titãs, em seguida, invadem a cidade e fazem uma carnificina, incluindo a morte da mãe de Eren, que é devorada diante de seus olhos. Ele então decide se vingar e matar todos os Titãs, entrando para Divisão de Exploração.
   Cinco anos mais tarde, os três graduados cadetes foram enviados para o distrito de Trost, uma das cidades da fronteira que se localiza na Muralha Rose, quando o Titã Colossal reaparece e faz novamente uma brecha na muralha; na batalha que se seguiu, Eren foi devorado por um dos Titãs na frente de Armin. Pouco tempo depois, um Titã aparece e ataca os outros Titãs, em vez de seres humanos; esse Titã acaba se revelando o próprio Eren, que de alguma forma adquiriu a capacidade de se transformar em Titã. Embora seja considerado uma ameaça por alguns, ele ajuda os soldados a recuperar o distrito de Trost fechando a brecha da muralha. Depois de ser levado à justiça, ele é recrutado pela Divisão de Exploração com a supervisão da Divisão de Exploração de Operações Especiais, liderada pelo capitão Levi.
   Em uma expedição para Shinganshina em busca de respostas para o mistério em torno de Eren, os soldados são atacados por um Titã Fêmea que tenta capturar Eren. Embora os soldados são capazes de capturar rapidamente a Titã Fêmea, ela se liberta e mata todos da equipe de Levi Ackerman, forçando o fim da expedição. Armin descobre que a Titã Fêmea é Annie, um dos cadetes que ensinaram Eren a lutar, e elabora um plano para capturá-la no distrito Stohess. A missão foi um sucesso, embora o alvo passa a proteger-se dentro de um cristal. Durante esta operação, os danos colaterais revelam que os Titãs residem dentro das paredes das muralhas.

Elementos do enredo


   Mais de 100 anos antes do início da história, criaturas humanoides gigantes chamados de Titãs (巨人, Kyojin) apareceram de repente e quase acabaram com a humanidade. Essas criaturas tem cerca de 3 a 15 metros de altura, com algumas exceções como por exemplo o Titã Colossal. Os Titãs instintivamente atacam e comem os seres humanos quando os vêem sem motivo aparente, pois eles não precisam se alimentar, já que a simples absorção da energia solar os proporciona energia vital. Os Titãs não possuem aparelho digestivo adequado; depois de terem comido os Titãs vomitam suas refeições em grandes bolas viscosas. Além disso, possuem inteligência limitada e geralmente tem a aparência masculina, porém não possuem órgãos reprodutivos. Os Titãs também possuem pele resistente e difícil de penetrar, e eles se regeneram rapidamente de lesões, podendo até recuperar a cabeça depois de perdida, menos na nuca, que é o ponto fraco.
   Para se proteger, a humanidade construiu três enormes muralhas concêntricas de 50 metros de altura, sendo distantes umas das outras por cem quilômetros. A muralha mais externa é a Muralha Maria (ウォール・マリア, Wōru Maria); a intermediária é a Muralha Rose (ウォール・ローゼ, Wōru Rōze) e a central é a Muralha Sina (ウォール・シーナ, Wōru Shīna). 
   A luta contra os Titãs é organizada em torno de um exército que é dividido em três divisões. A Divisão de Reconhecimento (調査兵団, Chōsa Heidan), que é focada na pesquisa sobre os Titãs e na exploração de territórios atrás de recursos, e também é responsável pela reconquista de territórios humanos das terras infestadas de titãs ao redor das muralhas que demarcam o reino. Antes da destruição da Muralha Maria, a Divisão de Reconhecimento explorava o território externo, embora nunca indo muito longe e sempre sofrendo muitas baixas, gerando críticas civis sobre sua existência. A Divisão de Guarnição (駐屯兵団,Chūton Heidan), é a divisão militar especializada na manutenção das muralhas e preservação da ordem civil. A Polícia Militar (駐屯兵団, Chūton Heidan), é a divisão que protege a família real, cobra impostos a população, e os seus soldados vivem uma vida relativamente relaxada, embora este, eventualmente, resulta em fraude, corrupção, e subterfúgio político. Afim de acertar com facilidade o ponto fraco dos Titãs, foi criado para os soldados usarem o Aparelho de Movimentação Tridimensional (立体 机动 装置, Rittai kidō sotchi), que lhes permite mover-se rapidamente num espaço tridimensional (atuando como um sistema de luta, o que lhes permite saltar, e balançar de muros, árvores ou edifícios próximos para atacar o ponto fraco dos Titãs).  Embora eles oferecem alta mobilidade para um usuário experiente, o uso deste equipamento leva a um alto risco de sobrecarregar os músculos e, portanto, é necessária uma preparação física especial e um bom senso de equilíbrio para o utilizador. No entanto, apesar de ser a arma principal de defesa dos soldados contra os Titãs, é inútil em terreno aberto e plano.

Personagens


   A história gira em torno dos personagens de Eren Yeager, Mikasa Ackerman e Armin Arlert. Em seguida, muitos personagens são introduzidos, como os membros da 104ª divisão de recrutas, a divisão de reconhecimento de exploração, polícia militar, divisão de guarnição e etc. Titãs diferentes também desempenham um papel importante na série.
  • Eren Yeager (エレン・イェーガー, Eren Yēgā)
   O protagonista da série. Impulsivo, idealista, determinado e violento.        Quando criança, ele viu sua mãe ser morta e devorada por um titã ao ficar presa sob os escombros de sua casa, e o seu sonho é de aniquilar todos os titãs e explorar o mundo fora das muralhas. Eren não tem nenhum talento especial para além de suas excelentes habilidades de combate corpo a corpo, tem sido lento mas melhora constantemente suas notas através de um esforço notável e um forte senso de propósito. Ele foi classificado em quinto lugar em sua classe na Divisão de Recrutas.
  • Mikasa Ackerman (ミカサ・アッカーマン, Mikasa Akkāman)
Mikasa é a última sobrevivente de um clã Oriental. Quando criança, ela foi resgatada por Eren e adotada por sua família. Desde então, ela prometeu proteger Eren de qualquer que seja a situação. Ela é considerada um gênio e sempre se mantém calma. Foi classificada em primeiro lugar em sua classe na Divisão de Recrutas e mais tarde se juntou a Divisão de Reconhecimento.
  • Armin Arlert (アルミン・アルレルト, Arumin Arureruto)
Armin é amigo de infância do Eren e da Mikasa. Embora seja fisicamente fraco, é um gênio intelectual e chega a discernir as coisas e desenvolver uma estratégia única em uma situação crítica. Mais tarde ele também entra para a Divisão de Reconhecimento.

Inspiração

   Hajime Isayama disse que queria criar uma história com criaturas gigantes devoradoras de humanos que possuem uma aparência crua e grotesca que transmitisse um sentimento de insegurança. A ideia original vem tanto de uma imagem do mangá Jigoku Sensei Nūbē que mostrava a Mona Lisa canibal comendo pessoas, quanto no encontro com um cliente bêbado que o agarrou pela camisa em um cyber café em que o autor trabalhou. Foi esse incidente que lhe mostrou "o medo de se encontrar uma pessoa que não pode se comunicar, e que o ser humano é o animal mais perigoso", e foi esse sentimento que ele decidiu passar nos Titãs. Hajime também citou como fonte de inspiração o segundo jogo de uma série de visual novel chamado Muv-Luv Alternative, em que alienígenas repugnantes exterminam a humanidade sem se preocuparem com nada, e o mangá ARMS pela forma de explorar ao máximo o univero do mangá.  Ele também disse a ser influenciado pelos jogos eletrônicos como Mega Man Legends e Monster Hunter e filmes estrelados por monstros como GodzillaMothra e Gamera.

   Para a concepção dos Titãs, Isayama utiliza modelos humanos, como o lutador de artes marciais mistasYushin Okami para a forma de Titã de Eren Yeager, e o lutador Brock Lesnarpara o Titã Blindado.  Ele também usa um livro de fotos de várias expressões faciais humanas de referência. Isayama deseja que os Titãs tenham uma aura imponente, semelhante ao dos lutadores, por isso ele desenha deliberadamente os Titãs deformados igual na forma da pintura Saturno devorando um filho, para criar uma sensação de desconforto e medo para os leitores. 
   Para a ideia das muralhas que protegem a humanidade, Isayama se inspirou em uma cidade da Alemanha chamada Nördlingen, que tem uma aparência medieval e que está rodeada por muros. A muralha da série também permite referências à cultura japonesa pela sua natureza isolada e fechada. Ele também pode se referir a Midgard da mitologia nórdica e o Tártaro da mitologia grega, uma prisão cercada por um muro triplo em que os Titãs estão aprisionados. Já o personagem principal do mangá, foi inspirado no autor enquanto criança, que vivia numa vila cercada por montanhas e ele queria saber o que havia além delas.

Mangá



   Os capítulos de Shingeki no Kyojin são serializados na revista mensal Bessatsu Shōnen Magazine desde 9 setembro de 2009, com os capítulos compilados e publicados em volumes tankōbon pela editora Kodansha. Isayama estima que leva uma semana para trabalhar na história e duas para desenhar um capítulo de 40 páginas. A história é planejada com antecedência, até é marcado quais volumes terá uma especifica "revelação". Com o primeiro volume sido lançado em março de 2010. Tendo um ritmo de 3 volumes lançados por ano, sendo que desde 2011, os volumes saem em abril, agosto e dezembro de cada ano.
   No Brasil, o mangá é licenciado e publicado como "Ataque dos Titãs" pela editora Panini Comics desde novembro de 2013.

Anime



   Uma adaptação em anime para televisão foi anunciada em dezembro de 2012, após a abertura de um site teaser chamado "project-attack.com". Com a produção do estúdio Wit Studio e direção de Tetsurō Araki, uma produção de Tetsuya Kinoshita e a trilha sonora composta por Hiroyuki Sawano, com Yūki Kaji estrelando como Eren, Yui Ishikawa como Mikasa e Marina Inoue como Armin. Sua exibição começou em 7 de abril até 28 de setembro de 2013 com um total de 25 episódios sendo transmitido pela emissora MBS,[36] depois o anime é, então, retransmitido nos canais Tokyo MXTV AichiFBSHTB, TOS, BS11, e em seguida, no site Niconico. Pouco depois do começo da transmissão, Kyoji Asano, o character designer da série, anunciou que estava à procura de animadores ativos para trabalhar no anime, mas assegurou que mesmo pela falta de animadores a série não perderia a qualidade da animação. O último episódio da série foi transmitido em streaming no dia 28 de setembro de 2013 em Tóquio em um evento especial em mais de 15 cinemas japoneses.
   Após esse evento, Tetsuro Araki, Tetsuya Kinoshita e o autor Hajime Isayama falaram que queriam adaptar o resto do mangá. Em outubro de 2014, George Wada, um dos produtores do anime, anunciou que uma segunda temporada estava em pré-produção. Na primeira exibição do filme de animação Shingeki no Kyojin zenpen ~Guren no yumiya~ em novembro de 2014 no Japão, com a presença dos seiyū dos personagens principais, foi anunciado a segunda temporada com previsão de ser lançada em 2016. Em julho de 2016, a data de estreia foi adiada para a primavera de 2017.
   A segunda temporada foi produzida pela mesma equipe da primeira temporada, com exceção de Masashi Koizuka que assumiu o lugar de Tetsurō Araki como diretor. O primeiro episódio estreou em 1 de abril de 2017, nos canais japoneses Tóquio MX e MBS. A segunda temporada teve 12 episódios. No Brasil a segunda temporada foi transmitida simultaneamente no Crunchyroll.

  Após a transmissão do último episódio da segunda temporada, uma terceira temporada foi anunciada, com previsão de lançamento para 2018.

Shingeki no Kyojin 進撃の巨人 OP / Opening - "Guren no Yumiya" - Linked Horizon



0 comentários: